Com a coordenação da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) decorre nos dias 13 e 14 de junho, em Lisboa, a Conferência Nacional de Jovens, que reunirá 32 delegados em representação de 7.500 alunos participantes no projeto, entre os 13 e 16 anos, com o objetivo de debater, no seio da comunidade estudantil, diferentes temáticas ambientais

“Este projeto assenta em princípios e objetivos definidos nas Estratégias Nacionais de Educação Ambiental e de Educação para a Cidadania, visando a formação humanística dos alunos, trazendo-os para o espaço público e político. É, na verdade, mais do que um projeto educativo. É, sim, um compromisso para com os valores de responsabilidade individual e um compromisso coletivo para com o nosso Planeta”, declara o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto.


No primeiro dia, 13 de junho, os estudantes têm encontro marcado no Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, em Lisboa, onde pelas 11h00, iniciam apresentação de projetos elaborados que abordam problemáticas ambientais. O primeiro dia da conferência vai, ainda, ficar marcado por uma ação de natureza política: os jovens participantes vão, em conjunto, redigir uma Carta de Corresponsabilização e Manifesto Político “A voz dos jovens como parte da solução” sobre aquelas que são as suas preocupações e ambições ambientais quanto ao país e Mundo.

A entrega da Carta de Corresponsabilização será efetivada no segundo dia de programa, 14 de junho, com os jovens estudantes a ser recebidos, pelas 13h30, por deputados da Comissão de Educação e Ciência, na Assembleia da República, em Lisboa. Neste ato marcam presença representantes do Partido Socialista (PS), Partido Social Democrata (PSD), Chega (CH), Iniciativa Liberal (IL), Partido Comunista Português (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE). 

O presidente da ASPEA espera poder “ver contempladas algumas das propostas dos jovens em iniciativas parlamentares como forma de reconhecer o papel dos jovens nos processos de decisão”.

Para saberes mais clica aqui.