A curadoria da mostra fica a cargo de Nuno Grande e Roberto Cremascoli, que representou Portugal na 15.ª Bienal de Arquitectura de Veneza em 2016. A inauguração está marcada para 18 de junho, às 18h00, na Galeria de Exposições da FAUP. A anteceder a abertura da exposição, às 17h00, será entregue a Medalha de Mérito da Universidade do Porto ao arquiteto.

A FAUP vai acolher a terceira versão de uma exposição inicialmente pensada para um formato site specific na ilha da Giudecca, em Veneza, e que já passou pela Garagem Sul do CCB, em Lisboa, surgindo agora como um momento de balanço após três anos de trabalho em torno deste projeto. No Porto, vão ser apresentados conteúdos que dão a conhecer o processo de investigação que resultou na exposição e que realçam a sua importância – as viagens com Álvaro Siza Vieira, as cidades e os habitantes dos seus bairros sociais.

Tal como já tinha acontecido em Veneza, a apresentação da exposição na FAUP acontece, mais uma vez, num edifício desenhado pelo próprio Álvaro Siza. Nele estabelece-se um diálogo entre a arquitectura essencialista e despojada do arquitecto português e o ideário cenográfico e cromático do arquitecto italiano Aldo Rossi com quem a exposição procura uma afinidade cultural: onde Álvaro encontra Aldo.

Nesta terceira itinerância, pretende-se divulgar as obras de Siza e de Rossi, assim como as "vizinhanças" entre ambas, a um público alargado, a partir de uma Universidade e de uma Faculdade que reflectem sobre a cidadania e exercitam o desenho da cidade. Não por acaso, aqueles arquitectos tornaram a "arquitectura da cidade" num ponto fulcral das suas carreiras.

Para visitar de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00. A entrada é livre.