Os Years and Years nasceram em 2010, quando o Michael Goldsworthy e Emre Türkmen se conheceram online e decidiram formar uma banda. Pouco depois adicionaram a voz de Olly Alexander ao projeto, quando o encontraram a cantar em casa de um amigo, enquanto tomava banho. Começaram a trabalhar juntos e a sua electrónica viu a luz do dia com o EP “Traps”, editado em 2013. O segundo EP, “Real”, veio logo a seguir e garantiu-lhes o contrato com a Polydor. Seguiram-se mais singles com algum sucesso, como Take Shelter, e o prémio “BBC Music Sound Of”.

Em 2015 chegava o momento de editar o primeiro disco. “Communion” foi muito bem recebido e chegou aos tops de vendas nos EUA, muito graças a temas como “King” e “Shine”. Nos anos seguintes, e graças ao sucesso deste disco de estreia, foram nomeados para quatro prémios BRIT. Os Years and Years eram oficialmente a grande revelação da pop britânica. Com influências tão diversas como Radiohead, Flying Lotus, Marilyn Manson, The Beatles, Timbaland, Joni Mitchell, Sigur Rós, entre muitos outros, os Years and Years trazem um som original com vestígios de synth - pop à moda dos anos 80, muito R&B e até um pouco de música house.

No início do ano de 2018, editaram aquele que seria o primeiro avanço para o novo disco. Segundo o vocalista Olly Alexander, “Sanctify” é uma ode aos seus ídolos de infância, com Britney Spears ou Christina Aguillera. Pouco depois, o novo disco dos Years and Years estava cá fora. “Palo Santo” contou com a produção de Greg Kurstin (Sia, Adele), Steve Mac (Ed Sheeran, CHVRCHES) e Mark Ralph (AlunaGeorge, Tinashe) e é um disco mais confessional e introspetivo.