Podem os robôs ser cirurgiões? É esta a questão central da YES Talk – iniciativa agendada para esta quarta-feira, 4 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Para debater a temática, a sessão – promovida pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) no âmbito do congresso YES Meeting – contará com a presença de Guilia Veronesi, chefe da unidade de Robotic Thoracic Surgery Unit do Humanitas Research Hospital (Itália).

A sessão contará, também, com o português Carlos Vaz, cirurgião que se dedica à investigação nas áreas das intervenções minimamente invasivas. Durante a sessão com início às 14h30, os dois especialistas abordarão o atual estado da arte da cirurgia robótica, as principais vantagens e como pode ser utilizada para otimizar a vida dos pacientes e dos médicos.

Fundada em 1911, a FMUP teve, em 2017, pelo décimo ano consecutivo, a nota mais alta do país no acesso a cursos de Medicina. A faculdade partilha instalações com o maior hospital central da zona Norte – o Centro Hospitalar de São João – fomentando, assim, a partilha de conhecimento. O cargo de diretora é atualmente ocupado por Maria Amélia Ferreira, a primeira mulher a dirigir a instituição.