Trata-se de uma iniciativa da  responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Robótica, sob organização do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo e da Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Professores de Informática.

Este evento reúne alunos provenientes de todo o país para participar em competições de robótica e para demonstrar os seus trabalhos. As competições robóticas destinam-se a promover o espírito inovador e empreendedor nas crianças e jovens através de métodos ativos de ensino, assim como a aquisição de competências transversais, divulgando também aquela área junto do publico em geral. No Festival Nacional de Robótica efetua-se o apuramento das equipas portuguesas para o Robocup, competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.

Existem dois tipos de competição: Júnior e Sénior. A competição Júnior é composta por quatro modalidades: Busca e Salvamento Júnior, Futebol Robótico Júnior, Onstage e Freebots Junior. Já a competição Sénior é composta por oito modalidades: Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League), Simulação 2D, Simulação 3D, Simulação de Resgate, Liga de Plataformas Padrão, Condução Autónoma, Robot@Factory e Freebots.

O Festival Nacional de Robótica inclui um Encontro Científico - 18th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC 2018) -, onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação. Terá também um conjunto de workshops na área da programação e robótica, e espaços makers com demonstrações e partilha de projetos.