Estar na Internet envolve muitos programas que nos permitem falar, “postar”, trocar ficheiros e fazer downloads. Um mundo de opções, como sabes. No entanto, apesar das suas potencialidades, tem também os seus riscos…

É precisamente neste ponto que esta linha te pode ser útil, estando à distância de um clique (https://linhaalerta.internetsegura.pt/): ajuda-te a perceber como evitar ou resolver problemas de segurança no teu computador, fornece-te informações para saberes mais sobre pesquisas ou conversações na Internet e explica-te como reportar ocorrências graves para as autoridades.

Em janeiro deste ano, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) passou a ser membro do Consórcio Internet Segura, assumindo a responsabilidade pela gestão e operacionalização da Linha Internet Segura, no âmbito do consórcio Internet Segura e do programa de cofinanciamento da Comissão Europeia. Este serviço tem por base o atendimento telefónico e online sobre questões relacionadas com o uso de plataformas e tecnologias online.

A Linha Internet Segura, passa assim a ser um apoio específico do Sistema Integrado de Apoio à Distância (SIAD) da APAV, que irá assegurar o apoio anónimo e confidencial, ao uso das tecnologias online cobrindo todos os assuntos relativos à utilização das mesmas, incluindo problemas relacionais no seio das famílias ou entre pares, bullying, assim como exploração imprópria e indigna das crianças e jovens. A integração da Linha Internet Segura no SIAD assegura ainda uma resposta articulada com os serviços de proximidade da APAV.

 

Resposta às tuas dúvidas

Podes telefonar (800 21 90 90), enviar um e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou visitar https://linhaalerta.internetsegura.pt/. Nesta área que é dedicada a ti, tens 3 separadores: as FAQ (perguntas mais frequentes) e o Descobre +. O separador FAQ tem uma lista de perguntas e respostas sobre informação que muitos jovens ainda não sabem. Se a tua dúvida não estiver nesta área envia um e-mail que a resposta será colocada em “Descobre +” para poderes ler mais tarde, prometem os responsáveis.