A Fundação Calouste Gulbenkian vai receber a grande final da maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. Na 5-ª Edição do Apps for Good, que decorrerá a 13 de setembro, as 22 equipas de alunos finalistas vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais. 

O evento final contará com a presença de Isabel Alçada, Assessora para a Educação do Gabinete da Presidência da República, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, do Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins e ainda de Natalie Moore do Apps for Good UK, para além de outras personalidades e membros da Direção do CDI Portugal. O júri que irá avaliar as 22 aplicações finalistas será constituído por representantes dos parceiros do programa, como Sandra Aparício e Nuno Pedras da Galp. 

As 22 equipas finalistas foram selecionadas pelo júri durante os quatro encontros regionais que se realizaram entre junho e julho deste ano nos Açores, em Valongo, em Oeiras e na Madeira e que contaram com a presença de cerca de 150 equipas. No total serão atribuídos 10 prémios, uma vez que além do pódio (1º, 2º e 3º prémios para os ensinos Básico e Secundário) será ainda entregue o Prémio Jovem Aluna.pt (patrocinado pelo .PT), o Prémio Tecnológico (patrocinado pela Fujitsu), o Prémio do Público e ainda o Prémio Cooler Planet (patrocinado pelo BNP Paribas) para as soluções apresentadas para a melhoria do ambiente.