Até 25 de outubro, estão abertas as candidaturas ao Secur’IT Cup’19, evento que reconhece o trabalho de jovens estudantes e investigadores na área da cibersegurança. A última etapa da competição realiza-se em Lisboa, no Kaspersky Academy Partners Summit, nos dias 4 e 5 de dezembro.

O Secur’IT Cup’19 é uma iniciativa da Kaspersky Academy que tem o objetivo de motivar os jovens a ingressarem na indústria da cibersegurança. A edição deste ano desafia-os a encontrarem soluções de cibersegurança nos principais setores do futuro:

· Financeiro: proteger os utilizadores e as instituições da indústria financeira, melhorando os mecanismos de deteção de fraudes online, como a mineração de bitcoins.

· Automóvel: melhorar a segurança dos condutores dos veículos inteligentes, evitando ataques à rede do painel de controlo, ao GPS e outras fugas de dados confidenciais, tanto em veículos tripulados como em não-tripulados.

· Aprendizagem automática: desenvolver novos métodos para aplicar o machine learning à melhoria das tecnologias de cibersegurança, limitando os danos causados pelos ciberataques.

A submissão das candidaturas (que podem ser individuais ou em equipa) é feita online, através do website oficial do concurso. Os participantes devem enviar uma descrição detalhada do seu projeto/proposta de pesquisa, bem como uma apresentação ou protótipo do projeto. A seleção dos finalistas será feita por um júri de especialistas que também estará reunido em Lisboa, em dezembro.