“Este evento surge no contexto de um considerável crescimento do meio dos podcasts em Portugal”, explicam os mentores do Podes, o primeiro festival de podcasts em Portugal. No último ano, sublinham, este formato “passou de um interesse de nicho sem grande visibilidade a um formato reconhecido e com propostas diversas”. Ainda que longe da realidade de mercados como o americano ou o inglês, tem-se observado “uma evolução estável e prometedora”, concluem.

O Podes é uma iniciativa da plataforma de divulgação de podcasts portugueses Portcasts, em colaboração com diversos parceiros. Neste festival, há podcasts de política, humor, sociedade, entrevistas e três painéis de discussão temáticos, num total de 10 sessões que terão lugar na Fnac Chiado, na Fabrica Features Lisboa e na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tudo na zona nobre do Chiado.

 

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Obrigado. ? O #podes2019 foi um sucesso e não o teríamos consigo sem vocês. Vocês podcasters, vocês convidados, vocês participantes, vocês parceiros. Foram 20 eventos num dia, com mais 1300 pessoas em 4 lugares diferentes. ? Já ninguém nos tira da história, seremos para sempre o primeiro festival de podcasts em Portugal. Agora é não parar, que 2020 é já ao virar da esquina e a próxima edição já está a ser preparada. O caminho é para a frente e para cada vez melhor e, e contamos convosco. Até lá, sabem onde nos encontrar, cá estaremos a promover e a fazer crescer os podcasts em Portugal. ? . . . #podes2019 #festival #podcasts #podcast #podcastspt #premios #premiospodes #nomeados #vencedores #lisboa #portugal

Uma publicação partilhada por PODES - Festival de Podcasts (@podesfestival) a

 

 

O dia 9 de novembro será estruturado em três blocos, começando com workshops de manhã, episódios ao vivo e painéis durante a tarde e uma entrega de prémios ao final do dia, nos Paços de Concelhos. Os galardões abrangem 12 categorias: Podcast do Ano, Prémio do Público, Storytelling, Entrevista, Humor, Lifestyle, Sociedade, Cultura e Entretenimento, Desporto, Ciência e Tecnologia, Universidades e Rádio. Os bilhetes para o festival são gratuitos e podem ser adquiridos no site do próprio festival. Consulta AQUI a lista de nomeados.

 


 

Festival inclui podcasts de política, humor, sociedade, entrevistas
e três painéis de discussão temáticos, num total de 10 sessões.
Clica aqui para o programa completo.

 


 

 


Experiência central


A oportunidade de assistir à gravação de podcasts ao vivo é “uma experiência central num festival de podcasts”, consideram os organizadores. Trazer diversidade ao programa foi o objetivo, tentando apelar a diferentes públicos. Cada Um Sabe de Si (produção da Rádio Comercial), O Fred e a Inês Falam de Coisas (conversas íntimas e informais de dois amigos do Porto), Poder Público (secção de Política do jornal Público), Fumaça (informação nacional), Sozinho em Casa (humorista Guilherme Geirinhas), A Beleza das Pequenas Coisas (entrevista do jornal Expresso) e Perguntar Não Ofende (Daniel Oliveira) são os títulos em destaque.


 

 

 

 

E porque “a discussão e o debate só beneficiam um meio em desenvolvimento como são os podcasts em Portugal”, conforme explica a organização, no Festival Podes há também lugar para conversas temáticas subordinadas a “três temas de relevância especial”. Portcasts – sobre o estado dos podcasts em Portugal -, Deixa Ouvir Bola – sobre podcasts de futebol – e Mais Vozes são as conversas a ter.

Vem aí o primeiro festival de podcasts