Guionista, realizador e produtor, Arash T. Riahi nasceu em 1972 no Irão, tendo-se exilado para Viena em 1982. Ainda como estudante na Universidade de Viena, trabalhou como freelancer em programas de arte para a Austrian Broadcasting Corporation ORF e fundou a sua própria produtora. Até à data, produziu mais de 40 filmes para cinema e televisão, que acumularam mais de 70 prémios internacionais. O especialista é o primeiro convidado confirmado do A Quatro Mãos – Encontros de Escrita para Cinema e Audiovisual, uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema cuja segunda edição decorre entre 22 e 24 de novembro no Centro Cultural de Cascais.

Arash T. Riahi vai orientar uma masterclass sobre o processo de mentoria durante a escrita de guiões de projetos de ficção e documentário. A sessão terá como foco principal abordar métodos para ultrapassar obstáculos durante o processo de escrita, dos pontos de vista do mentor, produtor, script advisor e guionista. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas AQUI

“The Souvenirs Of Mr. X”, “Exile Family Movie”, “Everything Will Not Be Fine”, “Mississippi”, “For a Moment Freedom”, “Kinders” e o projeto cross-media “Everyday Rebellion (The Riahi Brothers)” são alguns dos projetos com assinatura de Arash T. Riahi. A sua primeira longa-metragem “For a Moment Freedom”, desenvolvida através do Sources 2, arrecadou 31 prémios a nível internacional e foi o candidato austríaco aos Óscares 2010. Atualmente, Arash colabora como professor e mentor para entidades como Austrian Broadcasting Network, Scottish Film Institute, Goethe Institute Dublin, European Documentary Network ou East Documentary Platform Prague, sendo que, desde 2010, trabalha como mentor/script adviser para projetos de ficção e documentário no programa Sources 2.  Trata-se de um programa de formação para cineastas europeus que trabalhem na área da escrita e desenvolvimento de projetos. Graças a esta rede, já se realizaram mais de 100 workshops em 22 países europeus e foram desenvolvidos mais de 170 filmes. Os Sources 2 Script Development Workshops foram concebidos para guionistas profissionais e equipas de guionistas/realizadores/produtores com projetos em desenvolvimento de longa-metragem de ficção e documentário.

O evento A Quatro Mãos – Encontro de Escrita para Cinema e Audiovisual reunirá, durante três dias, reconhecidos criadores nacionais e internacionais ligados ao cinema, televisão e novas plataformas, num programa intensivo de masterclasses, workshops e debates em torno da escrita audiovisual. A primeira edição decorreu em 2017 e contou com cerca de 30 oradores internacionais e nacionais, entre os quais Jim Sheridan, James Bonnet, Anna Muylaert, Roger Gual, ou os portugueses Joa?o Botelho, Marco Martins, Tiago R. Santos, Bruno Nogueira, Nuno Markl, Leonor Teles, entre outros.