Criado em 2000, o Dia Mundial do Coração tem por objetivo alertar as populações para o acidente vascular cerebral e para as doenças cardíacas, que constituem as principais causas de morte em todo o mundo.

Sabias que há 17,3 milhões de vítimas de problemas de coração por ano? E que 80% das mortes permaturas por doenças cardíacas e derrames poderiam ser evitadas, se os fatores de risco (tabaco, dieta insalubre e inatividade física) fossem controlados?

Ainda que exista apenas um dia para assinalar a saúde cardiovascular, é importante e indispensável que todos os cidadãos cuidem do seu coração diariamente. Ter um coração saudável depende, sobretudo, do estilo de vida que adoptamos. Assim, uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico são dois fatores que contribuem bastante para a manutenção de um coração saudável.

FINAL WHD2013 Web Banner

Este ano, de forma a assinalar o tema "Siga o caminho para um coração saudável", a Fundação Portuguesa de Cardiologia vai realizar um conjunto de iniciativas junto das populações, nomeadamente rastreios, de forma a alertá-las para o flagelo que constituem as doenças cardiovasculares.