A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está a promover a campanha nacional “Mergulho Seguro” com o objetivo de prevenir os traumatismos vertebro medulares provocados por acidentes relacionados com o mergulho. Durante os meses de Agosto e Setembro, a campanha vai estar presente em mais de 100 praias do país, com cartazes e folhetos de sensibilização. 

“Estima-se que 43 por cento dos acidentes de mergulho aconteceram a jovens entre os 10 e os 19 anos e que 73 por cento dos acidentados tinham menos de 29 anos. Sabemos também que é nos meses de julho a setembro que se verifica mais de 90 por cento destas ocorrências”, explica Jorge Mineiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
E recomenda: “Os jovens devem conhecer a profundidade do local antes de mergulharem e não devem mergulhar a partir de rochas, margens de lagos ou rios, ou em águas rasas. Se o fizerem podem morrer ou ficar gravemente incapacitados”.
Os traumatismos vertebro medulares apresentam elevadas taxas de morbilidade/mortalidade particularmente elevada em Portugal face ao panorama europeu. As causas mais comuns são os acidentes por mergulho nas praias e piscinas.
Em caso de acidente retira a pessoa da água com cuidado; mantem o corpo da pessoa em posição horizontal e sem dobrar a coluna e ligua o 112.

{module Always On}

{module Pub}