Esta iniciativa destina-se a 350 crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do Colégio Conciliar de Maria Imaculada e tem como objetivo desmistificar junto dos mais novos os contextos de saúde e o contacto com profissionais de saúde, informa o IPL.

Neste "hospital" as crianças assumem o papel de pais dos seus bonecos, que recorrem aos cuidados para dar resposta a uma necessidade em saúde, que pode ir deste o tratamento de uma ferida à vacina. A ideia é que as crianças possam, de forma lúdica, informal e pedagógica, contactar com contextos quer hospital, quer de prestação de cuidados de saúde. E, neste sentido, que se familiarizem com estes ambientes e profissionais de saúde, bem como instrumentos e procedimentos, visto que estes surgem muitas vezes associados ao medo, dor e trauma.

O "Hospital da Bonecada" é desenvolvido por estudantes de terceiro e quarto ano da licenciatura em Enfermagem, com a supervisão de uma equipa pedagógica de docentes do departamento de Ciência de Enfermagem da ESSLei/IPLeiria.

Segundo a instituição de ensino superior, o contacto com este público contribui para que os alunos de Enfermagem desenvolvam pensamento crítico e reflexivo, essencial quer na resolução de problemas, quer na conceção, planeamento, execução e avaliação de programas de intervenção.

{module 105}

{module 181}