"Mais do que consciencializar, esta campanha tem como objetivo diminuir o insucesso escolar que pode eventualmente ser causado por esta doença, a qual se carateriza pela manifestação de episódios de ansiedade recorrentes em contextos como apresentações e exames orais, ou na realização de trabalhos de grupo", explica Joaquim Cerejeira, Diretor Clínico da UPPC. É por isso importante, acrescenta o psiquiatra, "que haja um diagnóstico atempado, de forma a evitar que esta doença condicione a autonomia e qualidade de vida do estudante, ao afetar a sua capacidade agir, de falar, ou de pensar".

A Fobia Social consiste no medo intenso da interação social, que se traduz em elevados níveis de ansiedade sempre que o indivíduo se encontra num ambiente em que tem de se relacionar com outrem, seja individualmente ou em grupo. Entre os sintomas mais frequentes estão o medo persistente (de ser julgado/a, das atenções, etc.), a necessidade irracional de fuga, o isolamento, a baixa-autoestima, e a preocupação constante. Para além destes, alguns sintomas físicos também podem surgir, tais como o rosto corado, tremores nas mãos, transpiração, tensão muscular, falta de ar, urgência urinária ou úlcera nervosa. Após o diagnóstico, o indivíduo é submetido a um tratamento que envolve uma abordagem cognitivo-comportamental, que cruza um trabalho de psicólogos e psiquiatras. Em casos menos graves, o acompanhamento psicológico pode ser suficiente para ajudar a lidar com o problema e a gerir a ansiedade. Já nos restantes casos, a farmacologia torna-se uma opção a considerar.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais.

Sabe mais aqui