Sob "A Poética da Razão", a próxima Trienal pretende declarar que, «com todas as suas dimensões subjectivas e não-científicas, a base da arquitectura é a razão, e que o seu objectivo máximo é trazer luz à especificidade dessa mesma razão. Este assentar na racionalidade é fundamental para que a arquitectura seja entendida e partilhada por todos. Como resultado da massificação da construção, todos têm direito a entender a arquitectura sem ter conhecimento prévio especializado nesta área».

Com base nesta premissa, a próxima edição deste grande fórum terá uma extensa programação que apresenta algumas novidades estruturais e, claro, programáticas. Continuará também a lógica de estreitas parcerias com algumas das mais relevantes instituições nacionais e internacionais. Assim, as habituais quatro exposições nucleares passam a cinco que estarão no Palácio Sinel de Cordes, no Centro Cultural de Belém - Garagem Sul, no Maat - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia aos quais se juntam, em 2019, a Galeria Millennium e a Culturgest. Cada uma das exposições que compõe a Trienal 2019 toma um aspecto ou dimensão particular do tema "A Poética da Razão", numa tentativa de circunscrever o que está em jogo na racionalidade da arquitectura. 

Outro dos momentos basilares é o programa Talk Talk Talk que será construído a partir dos temas das várias exposições, e que irá trazer reflexão e investigação, por meio de agentes de renome do panorama internacional da Arquitectura. Terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, de 28 a 30 de novembro de 2019. Previstas estão também as atribuições dos Prémios Carreira Millennium bcp, Début e Universidades. Pela primeira vez, as cerimónias de entrega dos dois primeiros, e respetivas conferências, terão lugar durante a semana inaugural de 3 a 5 de Outubro de 2019.