100%

Duplicar as exportações

Os números foram avançados no início de abril, pelo Jornal de Negócios. Entre 2011 e 2018, o volume de exportações da região de Leiria duplicou. Em comparação, a nível nacional, o crescimento fixou-se “apenas” nos 50%. Um dos números avançados pelo Instituto Nacional de Estatística, poderá explicar esta diferença: a percentagem de empresas que são consideradas competitivas na região de Leiria é 62%, enquanto, em Portugal, o indicador se fixa nos 40%. De acordo com o economista Rui Constantino, este crescimento centrou-se nos setores tradicionais, com destaque para os plásticos e a borracha, os moldes e o setor dos vidros.

 

129 M€ 

O peso do Politécnico de Leiria

A atividade económica gerada pelo Politécnico de Leiria é de 129 milhões de euros – o que representa cerca de 4% do PIB da região. O número foi avançado por um estudo publicado em abril que detalha, de igual forma, que cada euro de investimento público resulta num impacto de 4,7 euros na economia da região. Em declarações ao Jornal de Leiria, o presidente da Nerlei – Associação Empresarial de Leiria, António Poças, diz que estes números não são surpreendentes: “Há muito que a Nerlei sabe e reconhece que o Politécnico de Leiria contribuiu, e continua a contribuir, para o crescimento e desenvolvimento económico da região de Leiria”.

 

40%

As PME de Excelência

O distrito de Leiria é o sexto distrito com maior concentração de empresas com o estatuto PME-Excelência 2018. No total, 176 empresas receberam este galardão atribuído pelo IAPMEI, representando um volume de negócios de 794 milhões de euros (cerca de 8% do volume total de negócios das empresas distinguidas). O peso da indústria na região de Leiria é também percetível no número de empresas que exerce atividade neste setor. 40% das PME-E da região insere-se no setor industrial, enquanto 28% estão ligadas ao comércio e 13% ao Turismo.

 

2021

O futuro Museu da Indústria

A ligação da região de Leiria ao setor da Indústria tem raízes históricas, com ligações, por exemplo, ao arranque da indústria vidreira em Portugal. Desta forma, o setor da Indústria é visto como um património histórico e cultural da região. Por essa razão, a Câmara Municipal de Leiria inscreveu nos seus objetivos estratégicos até 2021, a criação de um Museu da Indústria e Empreendedorismo de Leiria (MIEL) que agregue “as realidades económicas da região relacionadas” com estes dois temas. Recentemente, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria revelou que o projeto está “numa fase muito embrionária” que envolve a constituição de equipas e dos temas para desenvolvimento.

 

4,5%

Taxa de desemprego “inferior à Alemanha”

A imagem foi utilizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, em 2018, para ilustrar a forma como o tecido empresarial em Leiria têm gerado mais emprego. No total, a taxa de desemprego em Leiria fixava-se então nos 4,5% – um número inferior ao registado na Alemanha. Este cenário é sustentado pelos dados mais recentes relativos à taxa de empregabilidade do Politécnico de Leiria. Em junho de 2018, esta percentagem era de 94,6%, com cursos como informática, engenharia industrial ou educação básica a atingir mesmo os 100%.


LEIRIA INDIA3 5


Leiria-In: Cinco dias por dentro da indústria

A academia Leiria-In define-se como ideal para os estudantes que tenham um gosto especial por tecnologia. Uma viagem pelo mundo industrial, com atividades práticas, é a proposta realizada a todos os alunos do ensino secundário ou profissional. Para participar, basta fazer a inscrição em forum.pt/academias-forum. A participação é gratuita, com as despesas de alojamento, alimentação e deslocação durante a academia incluídas.

Sabe mais e faz a tua inscrição em: www.forum.pt/academias-forum