O tempo voa quando nos estamos a divertir, já se sabe. Mas ainda assim houve tempo para uma manhã de barco à vela e caiaque, uma tarde de birdwatching e uma gala de celebração do 10.º aniversário da Semana Tanto Mar.

Neste dia estiveram presentes “os 50 da praxe, mais os 50 em representação de todas as edições passadas”, para citar Félix Edgar, administrador da FORUM. Foi desta forma que a organização decidiu assinalar a primeira década de vida desta academia: misturando várias gerações de participantes, tanto nas atividades lúdicas como na gala final. Estamos perante um projeto que “é um mar de oportunidades”, nas palavras de João Caetano, participante, da primeira edição. E porquê? Porque aqui os estudantes do Ensino Secundário têm a oportunidade de viver coisas que de outra forma talvez não conseguissem.

Semana Tanto Mar

Semana Tanto Mar

 

Como andar de barco à vela, em embarcações de 8 pessoas, e aprender os ensinamentos rudimentares desta arte. Assim aconteceu nesta manhã com a colaboração do Clube Náutico do São Martinho do Porto, que ali presta serviço de cais, de aluguer de material e equipamento, de garagem e aos navegadores de recreio. “A promoção da prática de desportos náuticos, a organização de regatas e de outras provas náuticas e a sua participação através dos seus associados e estes em representação do Clube Náutico, são os grandes objetivos desta associação” fundada em 1986, garante a mesma no seu site. E assim o confirmamos conversando com Alexandre Quadros, o seu presidente, radiante por receber a Tanto Mar - que pela primeira vez se estendeu territorialmente a outros municípios, como Caldas da Rainha e Alcobaça – assim como nós ficámos com esta experiência náutica que abrangeu ainda a prática de caiaque.

Após um churrasco no Parque de Merendas da Lagoa de Óbidos, cedido pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha e pela Junta de Freguesia de Nadadouro, foi tempo de irmos ver as aves, que é como quem diz participar numa atividade de birdwatching, com destaque para os elegantes flamingos.

DSCN0356

Noite de emoções

Na gala oficial de encerramento (ainda que este sábado ainda haja programa a desfrutar) para além dos discursos habituais, a noite serviu ainda à entrega de prémios aos participantes (numa votação entre eles próprios) nas categorias de Simpático, Divertido, Interessado, Social, Revelação, Pinga Amor, Miss e Mister Semana. Cada equipa apresentou um momento teatralizado ou musical em jeito de sinopse desta experiência única e totalmente gratuita. Também houve momentos musicais, na voz de Laura, uma ex-participante, à qual se juntou o pianista Vasco, atual congénere. E a plateia foi ao rubro como num concerto a sério, com luzes de telemóvel, coros e ovações de pé. Nada disto foi ensaiado, convém sublinhar.

 DSC2265

Acalmados ânimos, Tozé Correia, antigo Presidente da Câmara de Peniche e apoiante desta Academia deste a origem, elogiou “a importância que esta semana pode ter para os participantes na dimensão relacional e não de ligação ao mar”. “O resultado deste projeto são vocês. Provavelmente serão sempre embaixadores do mar”. “Que o mar os tenha tocado”, desejou Mark Ministro, vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche. Já para Sérgio Leandro “para a escola é muito importante ter estes filhos da Semana Tanto Mar connosco”. E Rui Pedrosa, frisou que “esta semana é o resultado de quando as instituições de alinham em prol de causas, neste caso a de formar bons cidadãos”. A verdade é que a Semana Tanto Mar foi a pioneira das academias FORUM, hoje já em número de 13 como o Presidente do Politécnico de Leiria frisou, projetos de aproximação dos jovens ao conhecimento que já tocaram milhares e milhares de estudantes. “Estão aqui os de hoje e os do passado, mas todos são do futuro”.

“A cada semana, digo sempre a mesma coisa, que vocês formam uma equipa fantástica. Mas é que oi mesmo bom estar com vocês: Aproveitaram da melhor forma. Divertiram-se”, confessou Gonçalo Gil, diretor da Forum Estudante. “E vocês foram várias equipas fantásticas”, acrescentou para os convidados de honra. Venha a dobradinha!