A Comissão Organizadora irá ainda proceder à atribuição de 10 Convites de Honra a alunos que se distinguiram na sua participação na I Fase.

A I Fase da V Edição das Olimpíadas da Economia decorreu a 10 de janeiro, através da realização de uma prova de escolha múltipla que testou os conhecimentos económicos e de cultura geral de 1360 estudantes do ensino secundário, provenientes de 84 escolas de Norte a Sul do País, que quiseram participar na maior iniciativa de formação económica em Portugal.

Na Fase Final, os alunos, para além da realização da Prova Individual, serão colocados à prova em desafios económicos e terão a oportunidade de assistir a conferências, contactar de perto com professores universitários, oradores e com outros estudantes, bem como conhecer a cidade de Coimbra e um pouco da sua cultura assim como realizar outras atividades.

O projeto, alargado no ano passado a nível nacional, tem como objetivo unir o mundo universitário aos estudantes do ensino secundário promovendo ao mesmo tempo o gosto pela ciência económica, assim como a consciencialização para a sua importância.

Nos últimos 5 anos, as Olimpíadas da Economia estiveram presentes em 135 escolas secundárias repartidas por 89 municípios de Portugal Continental.