O passe “Estudante-Maré” pode ser usado no transporte público operado pela ViaMove e garante acesso ilimitado a todas as linhas da Maré. O passe será válido durante 12 meses, tanto no período letivo como nas férias, e deverá abranger entre oito e nove mil estudantes.

Com esta medida, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende "fomentar uma maior utilização dos transportes públicos junto das novas gerações, e também dos seus familiares, no distrito do Porto". Simultaneamente, pretende-se "contribuir para a diminuição da utilização do transporte individual nas deslocações entre casa e escola, para a introdução de novos hábitos de uso de transporte público para satisfazer diferentes necessidades de mobilidade, e para diminuir o custo das famílias com o transporte públicos".

Prevê-se ainda uma diminuição dos constrangimentos de trânsito, a melhoria da qualidade de vida das populações de Matosinhos e um contributo para a descarbonização da economia na área dos transportes, sendo também uma medida de combate às alterações climáticas.