É bom não esquecer que o tempo máximo que um recrutador dedica à leitura de um currículo não ultrapassa, em média, os trinta segundos, pelo que há que cuidar bem do que se vais pôr nessas páginas. Quando elaborares o teu currículo, não te esqueças: um currículo é o resumo da vida profissional, onde devem apenas constar os elementos que mais valorizem o teu percurso profissional e mais interessem ao entrevistador. Deve chamar a atenção de forma rápida e suscitar interesse suficiente para marcar uma entrevista. 

Dicas para elaborar o currículo:


1. Molda o currículo à empresa e à função a que te candidatas. Para isso, deves pesquisar acerca da empresa, da área de negócio e da função a que te candidatas.
2. Cinge-te ao essencial. Não ultrapasses nunca as duas páginas. Os recrutadores não têm, na maior parte das vezes, tempo para leituras pormenorizadas. Valoriza os aspectos mais importantes do teu currículo e exclui experiências que não sejam relevantes para a candidatura em causa.
3.Utiliza frases curtas e parágrafos curtos.
4. Se acabaste de sair da Universidade e não tens experiência profissional, inverte a ordem das rubricas e começa pela rubrica “formação académica e profissional”, dando destaque aos estágios, voluntariados, hobbies que possam interessar.
5. Não mintas nem exageres na descrição do teu currículo, para não correres o risco de seres desacreditado na entrevista.
6. O currículo deve mostrar de forma rápida e evidente que correspondes ao perfil solicitado.
7. Junta uma fotografia ao currículo. Mesmo não sendo obrigatório, poderás fazê-lo.
8. Imprime o currículo e pede a alguém para ler e confirmar que o seu conteúdo é facilmente compreensível.
9. O aspecto gráfico do currículo é muito importante. Cada currículo deve ser uma impressão original. Evita manchas, dobras nos cantos e vincos.
10. As datas devem ser apresentadas sempre da mesma forma (incluir o ano sempre de forma completa)
11. A descrição da formação académica e a experiência profissional devem ser fornecidos por ordem cronológica invertida, isto é, as últimas experiências académica e profissional em primeiro lugar.