Se é este o teu sonho prepara-te porque a tua vida vai mudar e, para que tudo corra bem, é fundamental preparares bem esta nova etapa. O Guia Forum Emprego ajuda-te. Pronto para o desafio?

Num mundo fortemente globalizado, trabalhar fora do país é cada vez mais normal. Trabalhar no estrangeiro abre horizontes, enriquece a experiencia e dar-te-á argumentos para mais facilmente te inserires no mercado de trabalho, seja em Portugal seja em qualquer outro país. No entanto, apesar de poder parecer simples, há que estar bem informado para poder fazer as opções certas.
Este é um passo importante que deve ser muito bem preparado.
Antes de mais tens de definir se queres começar logo por um emprego ou se gostarias de começar por um estágio? Se é um emprego e ainda não tens uma oferta, tens de escolher se preferes trabalhar na Europa ou em qualquer outro país do mundo.
Não te esqueças que ao mudar de país, vai mudar muita coisa. Cultura, clima, hábitos, legislação, moeda, religião, etc. etc. Quanto melhor for a preparação, mais facilmente a tua experiência será bem sucedida. Aqui ficam alguns conselhos:
 Europa: Um dos primeiros passos pode ser dado com a EURES www.eures.europa.eu. Esta é a rede europeia de serviços de emprego e tem como intuito facilitar a livre circulação dos trabalhadores no Espaço Económico Europeu e na Suíça. Criada em 1993, a rede tem como parceiros os serviços públicos de emprego, os sindicatos e as organizações de empregadores.
Este portal para além de disponibilizar informação sobre a circulação de trabalhadores, situação e tendências evolutivas do mercado de trabalho, condições de vida e trabalho nos 31 países membros da rede, este portal proporciona também uma bolsa de emprego e divulga diariamente mais de 1 milhão de ofertas de emprego. Aqui poderás candidatar-te às ofertas de trabalho disponibilizadas. Sabias que quem procura estes serviços são principalmente jovens? Mais de 64% têm idade igual ou inferior a 35 anos.
No EURES tens também informações práticas sobre o país que escolheres. Não deixes de as ler.
Fora da Europa: Para quem opta por sair da Europa encontrará a informação mais dispersa. Os critérios de selecção deverão ser mais cuidadosos porque como a oferta não é triada podem aumentar as ofertas pouco aconselháveis.
Há inúmeros sites que disponibilizam informação sobre empregos em todo o mundo. Para acederes a esses sites vai a Forum Emprego.pt e clica em
Estágios: Se esta é a tua opção então começa por pesquisar no site do programa Inov Contacto (http://live.networkcontacto.com/pt/Paginas/default.aspx)  Este programa , liderado pelo Ministério da Economia através do AIECEP, teve no ano de 2009, mais de 2000 candidatos, tendo partido para estágio cerca de 550. Consulta o site.
Outra das instituições que promove estágios internacionais é a AIESEC -  http://www.aiesec.org/cms/aiesec/AI/Western%20Europe%20and%20North%20America/PORTUGAL/Estudantes/Pq/index.html - Esta Associação de estudantes, está presente em mais de 100 países e desenvolveu um completo programa de estágios que podem ser uma boa oportunidade de fazeres a tua primeira experiência profissional no estrangeiro.
Há ainda um site da União Europeia com vários links para instituições que promovem estágios. Descobre aquele que se coaduna com o teu perfil: http://europa.eu/youth/working/traineeships/index_eu_pt.htmlPara saberes mais não percas tempo vai a www.forumemprego.pt