Esta iniciativa, promovida pela Forum Estudante, reúne os responsáveis dos Gabinetes de Saídas Profissionais de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.

O primeiro dia começa com uma sessão dedicada ao nascimento de novos empregos, apresentada por Teresa Lima, diretora da área de Estudos da Informa D&B. Segue-se um painel sobre as metodologias, outputs e desafios colocados aos observatórios de empregabilidade das IES, com o testemunho de representantes de três universidades.

A fechar o primeiro dia, Rui Marques, CEO da Forum Estudante apresenta uma sessão em que utiliza o surf como metáfora para as dificuldades encontradas pelos jovens em questões de empregabilidade.

O balanço do Consórcio Maior Empregabilidade, desafio lançado na anterior edição desta iniciativa, é o mote para começar o segundo dia de encontro, com a intervenção de Diana Vieira (Instituto Politécnico do Porto), Ana Paula Marques (Universidade do Minho) e Ana Claúdia Valente (Universidade Católica Portuguesa de Lisboa).

A importante ligação e colaboração entre empresas e os gabinetes de saídas profissionais é o tema do segundo painel da manhã, protagonizado por representantes de universidades e politécnicos. Joaquim Mourato, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos apresenta a sessão sobre as taxas de empregabilidade, vagas de cursos e condicionamentos.

Da parte da tarde, Claúdia Sarrico da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, protagoniza uma intervenção sobre a eficiência formativa e a empregabilidade no ensino superior. A fechar o encontro, Jorge Gaspar, Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, fala aos representantes dos gabinetes sobre estratégias e oportunidades  para o emprego jovem, no ciclo 2014-2020.

{module Pub Emprego}