Esta iniciativa, organizada pela Forum Estudante, decorreu nos dias 13 e 14 de janeiro na Universidade de Coimbra (UC).

A sessão de abertura foi protagonizada por Sílvia Figueiredo (diretora do Serviço de Gestão Académica da UC),  Rui Marques (CEO da Forum Estudante), Pedro Amaro (Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional) e Clara Almeida Santos (vice-reitora da UC). Os intervenientes sublinharam a importância do debate das questões de empregabilidade bem como a partilha de ideias e metodologias para a melhoria do trabalho dos gabinetes.

“Onde nasce o novo emprego?” foi o tema da apresentação de Teresa Lima, diretora da Unidade de Planeamento e Inovação na Informa D&B, sobre o desenvolvimento do setor empresarial nos últmos anos, tendo apresentado dados relativos à região coimbrã.

ensp 2014 4

Diana Vieira, do Instituto Politécnico do Porto moderou uma sessão sobre o trabalho desenvolvido nos Observatórios de Empreabilidade (OE), tomando como exemplos o OE da Universidade da Madeira, representado por Ricardo Fabrício e o OE do Instituto Superior Técnico, representado por Rui Mendes. Rui Marques encerrou o primeiro dia como uma intervenção em que comparou as condicionantes da prática do surf às dificuldades colocadas a quem está à procura de emprego.

A primeira sessão do segundo dia fez o balanço do trabalho desenvolvido pelo Consórcio Maior Empregabilidade, um desafio lançado na edição anterior deste encontro. Diana Vieira, Ana Paula Marques (Universidade do Minho) e Ana Cláudia Vicente (Universidade Católica Portuguesa) falaram sobre o estudo em desenvolvimento “Preparados para trabalhar?” e um futuro projeto, que está prestes a começar, sobre novas profissões e mercados de trabalho.

ensp 2014 5

Márcia Rodriges da UC, José Adriano Pires do Instituto Politécnico de Bragança e Ana Marta Santos do Instituto Politécnico de Leiria falaram do trabalho desenvolvido nas suas instituições em parceria com as empresas regionais, quer a nível da promoção do emprego dos seus estudantes quer a nível do empreendedorismo.

A fechar a manhã do segundo dia, Joaquim Mourato, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, apresentou um estudo que analisa a relação entre as vagas dos cursos e as taxas de empregabilidade referindo que é necessária uma maior cooperação entre as Instituições de Ensino Superior e as associações e ordens profissionais, no sentido de aprimorar os indicadores de análise nesta área.

ensp 2014 6

Cláudia Sarrico, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, apresentou um estudo do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior que traça a panorâmica do ensino superior, politécnico e universitário, no que diz respeito à eficiência interna (oferta formativa, qualificação de docentes entre outros fatores) face à questão do emprego jovem.

A última intervenção deste encontro foi levada a cabo por Pedro Amaro, que falou sobre medidas promotoras de emprego e metas a atingir no âmbito do emprego jovem, no ciclo 2014-2020.

ensp 2014 1

Rui Marques encerrou o 3º Encontro Nacional de Gabinetes de Saídas Profissionais agradecendo a todos os parceiros e participantes e deixando-lhes uma mensagem de confiança para o seu trabalho futuro.

{module Pub Emprego}