Funções: Também designado por executive account ou contacto, este profissional tem a tarefa de
gerir, simultaneamente, os interesses do cliente (ou conta), sem nunca perder de vista os
interesses da agência. Para além de ser o elo de ligação entre as duas partes, o account faz a
análise de briefings que vêm dos clientes e que contêm a pesquisa de mercado sobre determinado
produto, da concorrência, objectivos de comunicação e de marketing que se pretendam alcançar.
Tendo em conta essas metas, o account trata a informação nele contida e faz um novo briefing
quer para o planeador de meios, quer para a dupla de criativos, de forma a que o possam
desenvolver para campanhas. O account precisa de estar atento a todas as campanhas
publicitárias que estão a decorrer, de forma a apresentar propostas inovadoras e eficazes para a
comunicação dos produtos ou serviços do cliente.


Requisitos: Diplomacia, gosto pelo trabalho em equipa, estar actualizado em relação ao
desenvolvimento de novos media, do mercado e de novos produtos. Tem que ter domínio de
técnicas de apresentação (expressão verbal e escrita), de línguas estrangeiras, sólida base técnica
(formação ao nível do ensino superior), ser uma pessoa sociável, dinâmica, com grande poder de
argumentação e espírito criativo.


Onde exercer: Em agências de publicidade, departamentos comerciais de empresas e meio de
comunicação social.


Mercado de trabalho: A procura de profissionais para a área da publicidade, acentuou-se no
final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado, altura em que as agências de publicidade
começaram a proliferar no nosso país. Esta continua a ser uma área com grande potencial de
empregabilidade.