Esta iniciativa pretende expor ao público a problemática da erosão do solo, sendo uma das consequências da grande destruição causada pela atividade humana. Como se apresenta como um tema bastante interessante na área da floresta, será desenvolvido um dia dedicado à aplicação de técnicas de Engenharia Natural para a recuperação de uma área degradada, no Campus da UTAD. Poder-se-á contar com a presença de Aldo Freitas, da empresa EcoSalix, especializada em ações deste género.

A Engenharia Natural pode definir-se como um conjunto de técnicas que permitem, de uma forma pouco invasiva, recuperar áreas degradadas, onde a erosão do solo é significativa. Obras perto de rios ou a construção de estradas são alguns exemplos da atividade humana que danifica o equilíbrio da natureza, e levam à erosão do solo.

O dia será dividido em duas partes, uma teórica e uma prática. Durante a manhã, será lecionada uma palestra, no polo II da ECT, sala F2.1 dirigida por Aldo Freitas, onde serão abordadas as temáticas da erosão do solo, e técnicas de estabilização do mesmo. À tarde, será realizada uma intervenção prática numa zona do Campus da UTAD, onde a construção de uma rotunda criou uma zona de instabilidade do solo.

A atividade contará com a participação direta do público. A estrutura resultante da atividade ficará como exposição de uma técnica de estabilização do solo, que depois será utilizada nas aulas de variados cursos da UTAD.