A abertura oficial está agendada para esta sexta-feira, pelas 16h00, com a atuação da banda da PSP. Presentes estarão o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, o diretor do Norte Shopping, João Fonseca, e representantes das diversas autoridades de proteção e segurança do concelho e da região.

Para Eduardo Pinheiro, “esta iniciativa tem a vantagem de colocar a comunidade escolar e a população em geral em contacto com as várias instituições que atuam na proteção e na segurança dos cidadãos”. “A feira assume também uma importante função pedagógica, ajudando os cidadãos a perceber o que podem e devem fazer em determinadas situações de perigo”, acrescenta o edil.

Até 5 de março, quem visitar o Norte Shopping encontrará uma parede de escalada instalada pelo Exército Português, e poderá assistir a sessões de suporte básico de vida dinamizadas pela Cruz Vermelha Portuguesa Núcleo de Matosinhos e INEM, assistir a palestras e participar em ações de sensibilização sobre matérias perigosas.

Para além disso, a população terá ao seu dispor rastreios de saúde, exercícios práticos com utilização de equipamento de proteção individual dos bombeiros, testes de alcoolemia, operações STOP, e ações de divulgação em matérias de prevenção rodoviária.

A IX Feira da Proteção Civil conta com a participação da Autoridade Marítima, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, das Corporações de Bombeiros Voluntários de Matosinhos, do Exército Português, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Municipal de Matosinhos, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação - IPST,IP/CSTPorto, da Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Matosinhos, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Santa Casa da Misericórdia do Porto, do grupo JMello Saúde - CUF, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – Matosinhos (CMIA) e CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental de Matosinhos.