O BEAST IFF é organizado pela PLUSEAST – Associação Cultural e co-produzido com o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto e a Câmara Municipal do Porto com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e várias atividades por toda a cidade.

Tal como no ano passado, a Sessão de Abertura, no Cinema Trindade, está integrada na categoria FOCUS COUNTRY dedicada este ano à Ucrânia. O filme de 2018 será uma estreia em Portugal. Ao longo dos cinco dias pode ainda ver-se na mesma categoria uma seleção dos melhores filmes do Kyiv Molodist – Festival Internacional de Cinema, conhecer o trabalho de um jovem realizador e participar nas masterclasses a revelar oportunamente.

As sessões de competição EastWave, EastDoc e experimentalEAST continuam a ser o centro do festival, podendo a submissão de filmes para realizadores da Europa de Leste e portugueses fora do país ser feita na plataforma filmfreeway, até ao dia 1 de julho. As sessões especiais ganham uma nova importância com o Visegrad Film Hub que traz pela primeira vez a Portugal quatro festivais convidados dos países de V4 - New Horizons (Polónia), Brno16 (Rep. Checa), Fest Anca (Eslováquia) e BuSho (Hungria) - com uma série de filmes, masterclasses e workshops para crianças e jovens - com o apoio do Visegrad Fund.

A categoria Portuguese Abroad regressa, desta vez focada na promoção de realizadores portugueses a viver e trabalhar fora de Portugal, tornando o BEAST numa plataforma que vai levar estes filmes a viajar pela Europa de Leste ao longo do ano. Mas há mais, os filmes do programa Baltic Eye vão celebrar os 100 anos de Independência da Lituânia, Letónia e Estónia e, no dia 27, a estreia em Portugal de um documentário sobre Marina Abramovic.

Consulta a programação aqui.