Cerca de três meses depois, termina hoje o período de candidaturas ao JES. Segue-se a fase de avaliação e seleção dos projetos até dia 4 de outubro, com a publicação dos resultados a estar marcada para dia 8 de outubro e a cerimónia para 23 do mesmo mês. 

Os projetos serão agora avaliados tendo em conta os seguintes critérios: liderança, impacto social, sustentabilidade, inovação e pela contribuição empreendedora que possam trazer para o programa e para o país.

Esta é a 1ª edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) em Portugal. Dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, o JES tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores de carácter social. Simultaneamente, a iniciativa procura oferecer visibilidade a jovens líderes que, pelo seu carisma e propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor.

Os candidatos deverão ser fundadores ou cofundadores de um projeto social ou ambiental (em curso no mínimo há três meses) que procure a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente. 

No final, os cinco vencedores serão premiados com uma semana de formação em Madrid, receberão um prémio de 2000€ para investir nos seus projetos e irão usufruir do apoio e mentoria dos Ashoka fellows, em Portugal. Tudo isto sem esquecer a integração na rede internacional da Laureate.