Um dos livros favoritos de 2018 para Barack Obama, Bill Gates e Elon Musk e um verdadeiro bestseller mundial considerado Livro do Ano para publicações como The New York Times, Daily Telegraph e The Times, foi descrito pela prestigiada revista Science como “original, acessível e provocador, proporcionando uma boa viagem ao mundo das novas tecnologias”.

Ao longo das 450 páginas, Max Tegmark explica e descreve os recentes avanços na área da Inteligência Artificial, e como ela se encaminha para ultrapassar a inteligência humana, criando a vida “Life 3.0”. Como é que a IA vai afectar o crime, a guerra, o emprego, a sociedade e o nosso sentido de sermos humanos? A IA tem o potencial de transformar o nosso futuro mais do que qualquer outra tecnologia – e há muito que Max Tegmark conjetura sobre o futuro e se preocupa com o desenvolvimento benéfico da IA, ao ponto de ter fundado, em 2004, o Instituto da Vida no Futuro, com o apoio do empresário Elon Musk, do ator Morgan Freeman e do qual o falecido cientista Stephen Hawking (1942-2018) também fez parte. O objetivo é criar um programa de subsídios para a pesquisa válida em inteligência artificial, evitando os riscos do mau desenvolvimento de sistemas autónomos, particularmente, de armas nucleares.

“Quem quiser saber como a Inteligência Artificial está a mudar o mundo deve ler este livro. Tegmark, um físico de formação, envereda pela abordagem científica. Não gasta muito tempo a dizer que devemos fazer isto e aquilo, e por isso Life 3.0 é uma excelente leitura sobre o assunto", avisa o empresário Bill Gates. “Um guia essencial dos desafios e das escolhas que temos pela frente na nossa conquista por um futuro com mais vida, inteligência e consciência na terra e mais além", elogia por sua vez Elon Musk.