Como estudante tens dificuldades em gerir o teu curto orçamento? Entre livros e material escolar, copos e festas, comida e renda da casa, parece-te que o dinheiro voa? Regra número um: há que definir prioridades e, dentro delas, o estilo de vida que ambicionas, sem pôr em causa as denominadas despesas fixas como alojamento, alimentação e propinas. Eis alguns truques para poupar alguns trocos:

1. Encontra a(s) oportunidade(s)

Compra livros em segunda mão ou pede emprestados. Tira fotocópias e vai à biblioteca sempre que livros forem sobretudo para consulta esporádica. No final de cada semestre/ano, quando que for certo que já não vais precisar daquele livro daquela disciplina, é a tua vez de tentar vendê-lo a alguém necessitado, até porque ficas com mais espaço na tua estante. Se fores bom a fazer apontamentos, gráficos e processamento de texto podes sempre tentar vender os teus serviços a colegas.

pexels photo

2. Prepara-te… para as compras!

No supermercado não faças compras por impulso e muito menos com apetite. Leva sempre uma lista pensada em casa, pois assim não corres o risco de gastar euros em coisas supérfluas ou de te esqueceres de algo essencial que depois serás obrigado a comprar mais caro. Consulta antecipadamente as promoções das diferentes marcas de grandes superfícies, a cujos cartões de cliente deves aderir já que valem descontos e não implicam gastos.

pexels photo 1666467 

3. Controla os “luxos”

Limita o número de vezes que comes fora de casa por mês. Em caso de convívios de grupo muito recorrentes, talvez seja mais sensato jantares em casa e só ires ter ao restaurante “para copos”. Tenta cortar nos vícios, como tabaco e álcool. Mas se não conseguires, ao menos aproveita as happy hours nos bares ou dá festas em casa. Ou vai à casa alheia. Se organizares um jantar em casa, oferece a comida mas os amigos que ragam a bebida. Ao almoço come na cantina da escola, onde os preços são mais competitivos. E deixa-te de lanchinhos que isso só engorda. Bebe um copo de água que a gula passa.

pexels photo 386024

4. Anda lá, anda a pé (ou de bike)

Em vez de usares viatura automóvel própria, desloca-te a pé pela cidade, partilha boleias de carro, adere a programas de bikesharing, vai de skate, compra o passe social de transportes públicos, compra daqueles ténis com rodinhas. O gasto em combustíveis e estacionamento podem ser um peso demasiado grande no teu orçamento e paciência.

5. No partilhar é que está o ganho

Caso sejas estudante deslocado ou optes por tornar-te independente e sair de casa dos pais, partilhar uma casa/apartamento pode ser a solução. Sempre divides despesas de renda, de alimentação e de água/luz/gás. Estas deverão ser pagas a tempo e horas para evitar multas e cortes de serviço. O mesmo se aplica à mensalidade dos cartões de crédito.

pexels photo 1056824

E no poupar também…
No acesso a eventos e equipamentos culturais, aproveita todas as “borlas” que conseguires. Já não são raros aqueles com entrada gratuita, mesmo que só em certos dias/horários. Também podes participar nos inúmeros concursos nas redes sociais para ganhar bilhetes para concertos, festivais e antestreias de cinema.

pexels photo 878151

6. Ginásios móveis e dados fixos

Não pagues mensalidade de ginásio. Faz desporto ao ar livre, sozinho ou com amigos. Nas redes sociais não faltam grupos de adeptos de diferentes modalidades que periodicamente se encontram para praticar exercício físico. Ou então procura tutoriais no Youtube para fingir que tens um personal trainer a acompanhar-te. Usa e abusa do free wifi em espaços de restauração e equipamentos culturais em vez de gastares dados móveis. Se passares a telefonar via WhatsApp e Messenger, escusas de ter um plano de chamadas com uma operadora.

7. Less is more!

Vende o que não precisas ou já não queres mas que ainda esteja em bom estado, claro. Isto é válido para roupa, CD, mobília, livros e gadgets. O que não faltam por aí são lojas em segunda mão onde também podes adquirir este tipo de produtos. Se quiseres oferecer uma prenda a alguém especial, não gastes dinheiro: tenta dar-lhe algo teu pessoal ou que resulte de algum talento artístico teu. Podes sempre procurar um trabalho em part-time, mesmo que não diretamente ligado à tua área de estudo.