O evento, coordenado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), conta com a presença de especialistas como Richard Cohn (docente da Universidade de Yale), Judit Frigyesi (da Universidade Bar-Ilan), Sílvio Ferraz (da Universidade de São Paulo) e John Rink (da Universidade de Cambridge).

O simpósio, que irá reunir, ainda, mais de 40 oradores internacionais, visa explorar as interseções da música com disciplinas como história, composição, teoria crítica, performance, artes sonoras, matemática, ciências cognitivas e etnomusicologia. A este nível, destaque-se, por exemplo, a intervenção da especialista Judit Frigyesi, que, à luz da análise de melodias e orações judaicas, irá debruçar-se sobre o efeito multicultural na composição dos registos musicais. 

Já no campo da educação, refira-se, por exemplo, a palestra moderada por Rui Penha, compositor e fundador da Digitópia, que analisará o papel que o ensino da música assume atualmente no âmbito do compromisso social. No que diz respeito à área da ciência, é possível mencionar a palestra dinamizada no âmbito da análise dos algoritmos que compõem a musicalidade de diferentes obras. Estes são apenas alguns dos destaques que marcarão o encontro dinamizado no campus Foz da Católica no Porto. Mais informações disponíveis AQUI.