A primeira edição do EUREKATHON organizada pela LTPlabs, Porto Business School e NOS realiza-se nos dias 8 e 9 de novembro. Com acesso a uma diversidade de dados de fontes privadas e públicas, a EUREKATHON desafia os participantes, com perfis associados a Business Analytics e Data Science, a desenvolverem soluções concretas e criativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável da sociedade, respondendo às 17 metas definidas pelas Nações Unidas. Esta primeira edição endereçará a temática da qualidade na saúde – ‘Good Health and Well Being’, em concreto o combate ao isolamento e à exclusão social, um problema da nossa sociedade que tem estado cada vez mais vincado com o envelhecimento da população portuguesa. 

Nesta maratona de geração de ideias, a ter lugar nas instalações da Porto Business School (PBS), estudantes de mestrado e de doutoramento das áreas de Engenharia e Ciências de universidades de referência, assim como, profissionais que trabalham em projetos de business analytics ou data science, trabalharão lado a lado em equipas de 4 a 5 membros durante mais de 24 horas seguidas.

Todas as equipas terão acesso a uma diversidade de dados de comportamento humano, de fontes privadas e públicas, que podem ser aproveitadas para criar análises, modelos e ferramentas, com vista à resolução do desafio, entregue no início da competição, que abordará o combate ao isolamento e à exclusão social, decorrentes do envelhecimento da população portuguesa. As soluções finais devem por um lado explorar as fontes de dados fornecidas para gerar insights, e por outro, aproveitar os insights para fazer recomendações concretas ao desafio em mãos. A criatividade é um elemento essencial para obter soluções vencedoras.

No decorrer dos dois dias de competição poderão envolver-se em atividades complementares que incluem sessões de networking que permitirão aos participantes conhecer a comunidade de data science e business analytics, e sessões de reflexão sobre a temática endereçada. Para esta organização, a Eurekathon conta com vários parceiros sociais: Santa Casa da Misericórdia, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, IRIS Incubadora Regional de Inovação Social (Instituto do Banco Europeu do Investimento, PortusPark) e Just a Change, e com a Microsoft enquanto parceiro tecnológico. No final do evento, o júri avaliará o impacto potencial, a novidade e a profundidade analítica do trabalho desenvolvido pelas várias equipas em competição.

Sabe mais sobre este evento AQUI.