A ação, intitulada “Sussurradores do Alto Minho”, anunciada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, decorre nos dias 7 e 8 de novembro, envolvendo alunos do 2.º e 3.º ciclos de Ensino Básico da escola Carteado de Mena, em Darque. A iniciativa, integrada no projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”, dinamizado pela CIM do Alto Minho, pretende "estimular a sensibilidade dos mais jovens para o valor da palavra dita”, nas palavras da vereadora da Educação. 

A ação, dinamizada pela Laredo – Associação Cultural, começa no dia 7, pelas 10h30, com a realização de uma oficina de poesia intitulada a “Máquina da Poesia”. No dia 8, a partir das 10h30, os alunos vão construir os “sussurradores”, “uma ferramenta simples, utilizada em intervenção de rua, para ler ao ouvido do outro”.

São tubos de cartão, reciclados, que existem nas fábricas para enrolar tecidos, entre outros produtos. Esses tubos são decorados pelos alunos e servirão, na rua, para os alunos lerem ao ouvido das pessoas que vão encontrar. A caminhada pelo centro da freguesia de Darque tem início às 14h00, “com passagem pelo Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, num convívio intergeracional”. A ação “Sussurradores do Alto Minho” conta com o apoio da biblioteca municipal de Viana do Castelo e do agrupamento de Escolas de Monte da Ola, onde está integrada a escola Carteado Mena.

O projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” está integrado na operação PIICIE – “Alto Minho School 4 All – Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar”, cofinanciado pelo Norte 2020.

As próximas ações dos “Sussuradores do Alto Minho” decorrerão em Ponte da Barca, a 4 e 5 de fevereiro, e em Monção, a 3 e 4 de março. O projeto “Alto Minho a Ler: Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar” integra ainda “sessões de mediação de leitura inclusiva – “Leituras Diferentes”, com metodologias ativas centradas na leitura e na escrita, envolvendo expressões artísticas e o contacto com bibliografia selecionada”. Estas atividades vão realizar-se nas instalações das bibliotecas municipais de Ponte de Lima, no dia 21, de Valença, no dia 22, e de Viana do Castelo, no dia 5 de março.