"O grande objetivo passa por reunir a formação em Turismo neste espaço", começa por explicar Paulo Almeida, responsável da Comissão Executiva da Riptur. A organização que representa reúne as 16 instituições públicas do Ensino Politécnico com ministram cursos de Turismo. Contudo, na Futurália, o espaço criado não se fica por estas ofertas, incluindo também o Ensino Privado e diversas Associações que trabalham no setor. 

 MG 3340

Ao reunir esta oferta diversificada, explica Paulo Almeida, o objetivo passa também por permitir aos visitantes conhecer formações adequadas a diferentes perfis e que "podem funcionar em sequência". O responsável acrescenta que muitos dos visitantes, ainda que estejam familiarizados com o crescimento do setor, desconhecem as possibilidades profissionais associadas a esta expansão: "Muitos estudantes não sabem exatamente o que é trabalhar em Turismo. Aqui podem saber as oportunidades de carreira oferecidas pelo setor".  

 MG 3355

Uma das oportunidades, de resto, realça, é "a grande necessidade existente de recursos humanos", que leva que os cursos da área "tenham níveis de emprego muito elevados". Por outro lado, o trabalho em Turismo adequa-se ao perfil de uma geração que "é pouco agarrada à estabilidade geográfica ou à perspetiva de trabalhar toda a carreira no meu local", privilegiando a mobilidade. "O setor do Turismo oferece essa possibilidade", concluiu. 

A Forum Estudante também marca presença nesta stand, promovendo a Tourism Academy, a Academia Forum que levará 50 estudantes do Ensino Secundário e Profissional até Faro, para uma semana de atividades que dão a conhecer as diferentes saídas profissionais do setor. 

 MG 3337