Assim que pisou o stand número 32 – o espaço que acolheu prova de Estética do Campeonato do Mundo das Profissões – Carla Ribeiro sentiu orgulho. “Pensei: ‘não sabia que tinha capacidade de chegar até aqui’”, conta, antes de acrescentar: “Foi esse o maior desafio, trabalhar até novos limites, sendo que o resultado foi muito gratificante”.



Carla Ribeiro Fórum dos Campeões



A experiência no WorldSkills, sublinha, permitiu-lhe crescer a nível pessoal e profissional, ao “ter acesso a novas realidades”, conhecendo e aprendendo as técnicas utilizadas noutros países.

De resto, para Carla, este conhecimento poderá ter sido “um fator diferenciador” para a bolsa de mérito que lhe foi atribuída, em 2019, pela Câmara Municipal de Cascais. Tal como o foi, garante, o curso de aprendizagem realizado no Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão.

 

 



“Escolhi esta formação por querer uma via que me garantisse o ensino secundário e o acesso rápido ao mercado de trabalho”, conta. Acabaria por começar a trabalhar logo após a conclusão do curso, no hotel de cinco estrelas em que estagiou. Por essa razão, deixa a garantia: “No curso, encontrei todas as respostas que queria”.

A escolha do curso deveu-se ao “grande fascínio” que, desde cedo, sentiu pela área da estética. “Era fantástico ver as diferenças entre o antes e o depois”, recorda. Graças ao curso, a relação com a área evoluiu – descobriu, por exemplo, que a estética envolve mais do que maquilhagem e que tem também uma dimensão ligada à Saúde e Bem-Estar. O fascínio, contudo, mantém-se inalterado, garante: “Amo esta área e quero fazer isto até ao fim da minha vida”.

 

 

 

Fórum dos Campeões