O IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia e a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) juntaram-se para lançar a aplicação móvel Beba com Cabeça” que pretende ser uma ferramenta de medição da taxa de alcoolémia e de sensibilização para o consumo excessivo de álcool.

A aplicação “Beba com Cabeça” está disponível no google play (ainda em fase de testes), até ao dia 27 de fevereiro, e no site bebacomcabeca.pt. A apresentação decorre no Talkfest no dia 13 de Março, em Lisboa.

alcool,teste

“Beba com Cabeça”, da autoria do estudante Bruno Costa, foi desenvolvido no âmbito do projeto final da licenciatura em Engenharia Informática, tendo contado com o contributo do designer João Ribeiro.

Com uma componente pedagógica preventiva e educativa, a aplicação dirige-se exclusivamente a pessoas com idade legal para a ingestão de bebidas alcoólicas, estimando o grau de álcool no sangue de acordo com as bebidas ingeridas.

O IADE ressalva, em comunicado, que a “Beba com Cabeça” "não substitui outras fontes de informação ou recomendações médicas" uma vez que a reação às bebidas alcoólicas varia de consumidor para consumidor "pelo que se deve considerar esta aplicação e as suas medições apenas como estimativas".