Foram "10 dias sem mortes nas estradas", anunciou a ANSR na sua conta de Twitter, antes de agradecer "a quem todos os dias cumpre as regras de segurança e prova que é possível atingir a Visão Zero". Este resultado foi alcançado de 18 a 27 de fevereiro, sendo que, para a ANSR, este número mostra que "todos juntos vamos conseguir bater um novo record[e] e tornar definitivo o único número aceitável de vítimas na estrada: Zero!".
A novidade surge na mesma altura da implementação da "Visão Zero 2030", a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária para 2021-2030. Lançada no dia 26 de fevereiro, esta estratégia conta já com um webiste oficial, que podes visitar aqui.
A ANSR divulga hoje os primeiros passos da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2021-2030, através do lançamento do site da Visão Zero 2030. Acompanhe o desenvolvimento desta Estratégia e dê o seu contributo em https://t.co/Xmkd7o11vw. pic.twitter.com/IKRWredfjc
— ANSR (@ansegrodoviaria) February 26, 2021
Esta visão para os próximos nove anos assenta em quatro pilares. Parte do princípio de que as "mortes são inaceitáveis" e que as pessoas "são vulneráveis" e "cometem erros". De igual forma, é também um dos eixos centrais o conceito de "responsabilidade partilhada".
No site da "Visão Zero 2030" apela-se à participação de toda a sociedade, na construção desta estratégia. "O envolvimento e o compromisso de todos são determinantes para que o nosso País fique mais seguro, e para que morrer na estrada deixe de ser uma fatalidade", realça a ANSR. Até ao momento, já foram recebidas mais de 124 contributos.
Para saber mais, clica aqui.