Foram "10 dias sem mortes nas estradas", anunciou a ANSR na sua conta de Twitter, antes de agradecer "a quem todos os dias cumpre as regras de segurança e prova que é possível atingir a Visão Zero". Este resultado foi alcançado de 18 a 27 de fevereiro, sendo que, para a ANSR, este número mostra que "todos juntos vamos conseguir bater um novo record[e] e tornar definitivo o único número aceitável de vítimas na estrada: Zero!".

A novidade surge na mesma altura da implementação da "Visão Zero 2030", a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária para 2021-2030. Lançada no dia 26 de fevereiro, esta estratégia conta já com um webiste oficial, que podes visitar aqui.

 

 

 

 

Esta visão para os próximos nove anos assenta em quatro pilares. Parte do princípio de que as "mortes são inaceitáveis" e que as pessoas "são vulneráveis" e "cometem erros". De igual forma, é também um dos eixos centrais o conceito de "responsabilidade partilhada".

No site da "Visão Zero 2030" apela-se à participação de toda a sociedade, na construção desta estratégia. "O envolvimento e o compromisso de todos são determinantes para que o nosso País fique mais seguro, e para que morrer na estrada deixe de ser uma fatalidade", realça a ANSR. Até ao momento, já foram recebidas mais de 124 contributos.

Para saber mais, clica aqui.