A ‘semana foco capital jovem de segurança rodoviária’ começou hoje, dia 30 de maio e só termina no dia 3 de junho com várias atividades para jovens de todas as faixas etárias até ao secundário. O primeiro dia foi marcado pelo simulador de condução, uma ação de sensibilização que teve como objetivo elucidar os jovens dos perigos que são conduzir sobre o efeito do álcool e a distração causada pelo telemóvel durante a condução.

De acordo com a ANSR, que esteve a monitorar a atividade, “não há nada melhor do que, pela prática através do simulador, os jovens percebam as diferenças na condução, desde o período em que estão totalmente concentrados na condução, até provocarmos-lhes a distração com um telemóvel. Durante esse curto espaço de tempo rapidamente andam em ‘zig-zag’ ou chocam com algum carro”

Depois da distração com o telemóvel, chegou a altura de mostrar aos jovens os perigos da condição sob o efeito do álcool. Nesse sentido, os jovens foram convidados a conduzir com uns óculos especiais para que percebam como o álcool vai afetar toda a concentração e todas as capacidades durante a condução. “Colocamos-lhes uns óculos especiais técnicos que simulam o efeito do álcool e alteram a perceção, quer de profundidade como de distância, e retardam um pouco as reações, porque a acuidade visual começa a ser mais estreitada”, refere a ANSR. 

alunoscompressed


A adesão dos jovens à atividade foi imediata. “A receção, até agora, tem sido bastante interessante e os jovens têm percebido bem a forma como o álcool os vai desconcentrar e deteriorar a sua prestação durante a condução”, revela a ANSR. Matilde tem 12 anos e fui uma das alunas que experimentou o simulador. A jovem contou à FORUM que “esta foi a primeira vez que experimentei um simulador de condução. Foi muito bom, adorei e se tiver oportunidade de experimentar de novo vou aproveitar”. Já Maria, também de 12 anos, apesar de ter adorado a sensação, não teve a melhor experiência ao volante do simulador: “quando a senhora me distraiu com o telemóvel perdi a concentração e dei uma volta com o carro, acabei por capotar”.

Nesta semana estão programadas ainda várias ações com a PSP e a GNR, dois simulacros de acidente e uma ação ACP Kids na estrada, que formará mais de 800 crianças do jardim de infância.

Para saberes mais sobre esta iniciativa clica aqui.