Em tempo de pandemia, todos os cuidados são poucos. Para quem utiliza os transportes públicos, mais ainda. Sabe aqui todas as regras de higiene e segurança que deves observar quando andas de autocarro, metro, camioneta, elétrico ou tuk-tuk.

A utilização de máscara é uma regra para todos os espaços fechados e os transportes públicos não são obviamente exceção. Em qualquer que seja o meio de transporte utilizado, terás de utilizar uma máscara (cirúrgica, respiratória ou social) não só para tua proteção, mas também para a dos outros passageiros.

Deverás desinfetar as mãos com álcool-gel antes e depois da utilização de qualquer transporte público. Melhor ainda, deves evitar o contacto físico com quaisquer superfícies, bem como evitar tocar na tua cara (principalmente olhos e boca). É sempre importante evitar a troca de dinheiro, dando preferência ao pagamento eletrónico e contactless.

O distanciamento social também é regra e, por isso, deves manter o máximo de distância das outras pessoas durante o período de espera e de utilização dos transportes. Da mesma maneira, será fundamental minimizar o cruzamento entre pessoas, nas entradas e saídas. O melhor é esperar que os passageiros saiam primeiro, dando amplo espaço para circulação, e só depois embarcar.

 

Desconfinamento nos transportes públicos | SNS24

As medidas que deve adotar nos transportes públicos incluem: utilização obrigatória de máscara facial cumprir as regras de etiqueta respiratória desinfetar as mãos antes e depois da utilização de um transporte público evitar o contacto físico com as superfícies manter o máximo de distância das outras pessoas durante o período

 

Deves respeitar as regras e os circuitos estabelecidos em cada meio de transporte, respeitando as orientações dos motoristas e de outros funcionários. Será também de evitar deslocamentos desnecessários, como a passagem entre diferentes carruagens ou áreas. Sempre que for possível, deverás minimizar a utilização de espaços confinados, como casas de banho ou zonas de atendimento público.

Por fim, para segurança de todos, não deves utilizar os transportes públicos no caso de apresentares sintomas sugestivos de infeção respiratória. A esta regra, abre-se a exceção dos casos urgentes e em circuitos cujo destino são unidades de saúde (como hospitais ou centros de saúde). Para mais, se fores um caso suspeito ou confirmado de COVID-19não deves utilizar os transportes públicos, estando obrigado a um isolamento profilático.