A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra anunciou a criação de um novo curso: a Formação em Proteção e Segurança Radiológica. Direcionado para profissionais de Imagem Médica e Radioterapia e Medicina Dentária, a formação tem o início de aulas agendado para novembro, em regime misto, e tem inscrições abertas até 22 de outubro.

Em comunicado, a ESTeSC destaca que esta é uma formação "até aqui inexistente no país", sublinhando que se trata da primeira formação desta área aprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente. A conclusão, com aproveitamento, deste curso confere acesso ao Nível 2 de qualificação profissional em proteção radiológica e ao cargo de Responsável pela Proteção Radiológica, conforme a legislação.

 

 

 

Numa primeira fase, a formação terá duas especializações: uma direcionada para licenciados em Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia ou Radioterapia e outra para licenciados em Medicina Dentária.

“Quer os profissionais das áreas de Imagem Médica e Radioterapia, quer os de Medicina Dentária irão obter o certificado que lhes permitirá cumprir o requisito legal, à semelhança do que já existe em outros países europeus, e assim melhor promover as boas práticas de proteção radiológica” explica a co-coordenadora do curso, Joana Santos. "[Até aqui] não existia, em Portugal, solução para este nível e esta área de formação”, reforça.

Para mais informações, clica aqui.

alcool,teste