21 885 47 30 | geral@forum.pt

Procurar emprego não é tarefa fácil. Vais precisar de muita paciência, resistência à frustração, organização e sentido prático!

Deves começar por organizar um plano de acção que inclua as tarefas mais importantes, desde a elaboração do teu currículo, lista de empresas a contactar, os contactos a fazer, etc. Depois, respira fundo e não desesperes. O Guia do 1º Emprego dá-te as principais pistas para te orientares nesta difícil tarefa.
Dicas para definir o plano de acção/projecto de carreira:
1. Para aumentar as hipóteses de encontrar emprego, é fundamental começar por definir o projecto de carreira, ou seja, as áreas em que mais gostarias de trabalhar. Para isso, deves ter em conta a formação académica, as características da tua personalidade e as principais motivações;
2. Deves começar por recolher informação sobre o sector em que desejas trabalhar, através de uma análise da imprensa especializada;
3. De seguida, cria uma lista de empresas (recorre aos anuários de empresas, internet, empresas de recrutamento, etc.);
4. A partir daqui, selecciona as empresas cujos requisitos podem corresponder ao teu currículo (falar mais do que uma língua, requisitos específicos de informática, experiência no estrangeiro, etc.);
E agora?
1. Responde aos anúncios de emprego dos jornais e dos principais portais de emprego.
2. Está atento às propostas profissionais dos gabinetes de estágios e saídas profissionais da tua Universidade;
3. Podes também por enviar candidaturas espontâneas para as empresas orientadas para aquilo que definiste como objectivo profissional (normalmente é um processo mais lento).
4. A seguir, há que fazer um esforço de contacto e de aproximação junto das empresas para onde o currículo seguiu, de forma a obter uma entrevista.
5. Oferece-te para realizar um estágio, é um processo que muitas empresas aceitam bem e, se gostarem de ti, pode ser que te convidem a ficar.
6. Consulta o Instituto de Juventude da tua área de residência, além de ser um veículo para ofertas de emprego, este tipo de organismo costuma ter especialistas disponíveis para ajudar a constituir um dossier de candidatura espontânea, elaborar uma carta de motivação, um currículo vitae, etc.

Para te ajudar tens aqui disponível um programa "O seu dinheiro" com dicas úteis sobre como procurar emprego e como elaborar o currículo. {youtube}adb-yHIjUQM{/youtube}

Pub IPPortalegre
Pub ENEGI2019
Pub FCH_2019
Últimas - Prepara-te
Prepara-te
22 Abril 2019

Passaste todas as fases e foste chamado para uma entrevista? Lê os nossos conselhos, para que tudo corra da melhor maneira possível. 

Prepara-te
22 Fevereiro 2019

Muitos dos empregadores requerem a entrega de uma carta de apresentação. Quais as opções mais acertadas?

Prepara-te
25 Fevereiro 2019

No mundo profissional, o Curriculum Vitae (CV) é o teu cartão-de-visita. Sabes quais os passos que te garantem uma boa primeira impressão?