21 885 47 30 | geral@forum.pt

Muitos dos empregadores requerem a entrega de uma carta de apresentação. Quais as opções mais acertadas?

O objetivo final é simples: mostrar que és a pessoa indicada para aquela posição. Por essa razão, é essencial que te foques não só nas tuas características mas também na mais valias que vais trazer. 

Através da tua carta de apresentação (mais recentemente, é mais habitual o email de apresentação) vais conseguir transmitir, desde logo, os principais traços da tua personalidade e a razão pela qual te candidatas a essa oferta de emprego. A carta de apresentação deve servir para personalizares a tua candidatura e valorizares o teu percurso profissional.

Por essa razão, deves entender a carta de apresentação como uma ferramenta complementar ao CV. A tua apresentação não deve ser uma cópia resumida do currículo. Uma carta bem elaborada deve fazer a ligação entre o percurso profissional, as competências e as necessidades da empresa.

pexels photo 1080865

A ordem do teu discurso é, sobretudo, uma questão de opção. Há quem opte por se apresentar, outros preferem salientar as motivações. O importante será que te distingas, sem deixar de ser eficaz.

1) Acerta à primeira

Podes preferir ser original na tua entrada, contudo, o início deve ser eficaz. Aqui fica um exemplo: “Em reposta ao vosso anúncio de recrutamento, considero que reúno as qualidades profissionais que correspondem ao perfil que procuram”.

2) Clarifica as motivações

Esclarece quais as razões para a tua candidatura. Procura saber mais sobre a empresa e usa esses conhecimentos – demonstrarás interesse em obter o lugar. Nesta tarefa, o Google será o teu melhor amigo.

3) Pratica o CCD

Claro, Conciso e Direto. Originalidade não é sinónimo de complexidade. A eficácia depende da tua capacidade em seres conciso, não colocando informação desnecessária. Três a quatro parágrafos e frases curtas – eis a regra de ouro.

4) Sê positivo

Não uses frases na negativa e dá sempre um toque positivo ao teu tom. Evidencia a tuas qualidades, sendo objetivo. E a mentira tem perna curta, não exageres na descrição.

5) Revê (e revê novamente)

Ter erros na carta de apresentação é, como deves calcular, uma péssima... apresentação. Verifica o conteúdo do teu texto, revendo várias vezes e com recurso a plataformas online como o FLiP ou o WebJSpell (da Universidade do Minho)

Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Pub FINDE_U
Últimas - Prepara-te
Prepara-te
22 Abril 2019

Passaste todas as fases e foste chamado para uma entrevista? Lê os nossos conselhos, para que tudo corra da melhor maneira possível. 

Prepara-te
22 Fevereiro 2019

Muitos dos empregadores requerem a entrega de uma carta de apresentação. Quais as opções mais acertadas?

Prepara-te
25 Fevereiro 2019

No mundo profissional, o Curriculum Vitae (CV) é o teu cartão-de-visita. Sabes quais os passos que te garantem uma boa primeira impressão?