21 885 47 30 | geral@forum.pt

Em parceria com a Forum Estudante, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) recebeu no dia 26 de novembro a 4ª Conferência Nacional Primeiro Emprego.

Cedo os primeiros participantes começaram a chegar para a Sessão de Abertura que contou a participação do Secretário de Estado do Emprego Octávio de Oliveira, o vice-presidente do IPLeiria João Paulo Marques, o diretor geral da Forum Estudante Rui Marques e o vereador da Câmara Municipal de Leiria Gonçalo Lopes. Os elementos elogiaram a iniciativa e referiram as dificuldades ligadas à procura do primeiro emprego no atual contexto de crise, deixando aos participantes uma mensagem de força e esperança para o futuro.

Vítor Moura Pinheiro, em representação do IEFP, veio apresentar o Programa Impulso Jovem e as medidas promotoras de emprego a ele associadas. O primeiro painel “Esperanças para o Emprego Jovem: que apoios? Que novos mercados? Que novas profissões” contou ainda com a intervenção de Ana Loya e Teresa Lima. A primeira, CEO da Ray Human Capital, incentivou os participantes a não desistirem dos seus sonhos e projetos e a estarem sempre disponíveis para novas oportunidades, realçando a importância do trabalho para alcançar os objetivos. Teresa Lima, directora da Unidade de Planeamento e Inovação na Informa D&B, apresentou um estudo sobre o crescimento e nascimento do setor empresarial em Portugal, no período 2007 – 2011, sublinhando a forte presença da indústria na região leiriense.

Para terminar a manhã em beleza, quatro ex-alunos do IPLeiria partilharam com a plateia o seu percurso académico e profissional, em diferentes áreas e os vários obstáculos que, com sucesso, conseguiram ultrapassar.

Otília Gonçalves, estudante de Marketing na ESTG Leiria, disse à Forum “Foi interessante e importante terem partilhado o contacto com antigos alunos”.

{module IV Conferência Nacional Primeiro Emprego}

Ao início da tarde, decorreram três workshops em simultâneo. “CV – o emprego começa aqui” foi dinamizado por Catarina Oliveira, do Centro Nacional Europass, que explicou aos participantes as vantagens deste modelo de currículo e mostrou, passo a passo, como preenchê-lo e os documentos de apoio disponíveis.

Charlotte Lowe, da EF- Education First, animou o workshop “Mobilidade e Globalização – as competências linguísticas”. Para além de falar da importância das línguas estrangeiras, Charlotte deu algumas dicas sobre métodos e ferramentas de aprendizagem de idiomas estrangeiros.

A Cooperativa António Sérgio para a Comunicação Social, representada por Teresa Lucas, veio falar sobre “Empreendedorismo Social: uma escolha com futuro”. Ao mostrar vários exemplos práticos, Teresa Lucas explicou o conceito e sublinhou as suas potencialidades.

IV conf primeiro emprego 3

Para encerrar esta 4ª Conferência Nacional Primeiro Emprego, quatro representantes de empresas de áreas distintas, falaram sobre o que as entidades procuram quando estão a recrutar funcionários. O presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria Jorge Santos, a presidente da Associação Industrial da Região do Oeste, Ana Maria Pacheco e as diretoras de Recursos Humanos dos grupos InCentea e Lena, falaram sobre a importância das línguas, o cuidado com a apresentação quer presencial quer nas redes sociais e as competências que cada um valoriza na sua empresa.

“Foi interessante, é bom saber o que as empresas procuram uma vez que sou finalista e no próximo ano vou estar à procura do primeiro emprego”, disse à Forum Vera Ferreira, finalista do curso de Gestão Turística e Hoteleira no IPLeiria.

{module Pub}

Pub EF_2019_1
Pub Opto
Pub Sitestar
Últimas - Job Party
Job Party
26 Março 2019

Procuras um emprego, estágio ou projeto de investigação? Pretendes estar em contacto direto com empregadores portugueses, espanhóis e de outros países? Precisas de aconselhamento sobre como procurar um emprego? Então dias 16 e 17 de outubro visita a FINDE.U. 

Job Party
30 Abril 2014
Job Party
22 Janeiro 2014
Empregabilidade e boas práticas que promovam a melhor prearação dos estudantes na inserção no mercado de trabalho foram pontos chave do 3º Encontro Nacional de Saídas Profissionais.