21 885 47 30 | geral@forum.pt

A Escola das Artes da Católica no Porto recebe, de 21 a 23 de março, este encontro que visa debater a forma como o enquadramento, o processamento e a construção do tempo e do som transformam e diferenciam a noção de música.

 

O evento, coordenado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), conta com a presença de especialistas como Richard Cohn (docente da Universidade de Yale), Judit Frigyesi (da Universidade Bar-Ilan), Sílvio Ferraz (da Universidade de São Paulo) e John Rink (da Universidade de Cambridge).

O simpósio, que irá reunir, ainda, mais de 40 oradores internacionais, visa explorar as interseções da música com disciplinas como história, composição, teoria crítica, performance, artes sonoras, matemática, ciências cognitivas e etnomusicologia. A este nível, destaque-se, por exemplo, a intervenção da especialista Judit Frigyesi, que, à luz da análise de melodias e orações judaicas, irá debruçar-se sobre o efeito multicultural na composição dos registos musicais. 

Já no campo da educação, refira-se, por exemplo, a palestra moderada por Rui Penha, compositor e fundador da Digitópia, que analisará o papel que o ensino da música assume atualmente no âmbito do compromisso social. No que diz respeito à área da ciência, é possível mencionar a palestra dinamizada no âmbito da análise dos algoritmos que compõem a musicalidade de diferentes obras. Estes são apenas alguns dos destaques que marcarão o encontro dinamizado no campus Foz da Católica no Porto. Mais informações disponíveis AQUI.

Pub Glion
Pub Sitestar
Pub FCT_Expo
Últimas - Eventos
Eventos
22 Abril 2019

A 30 de abril, o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Lisboa, abre as suas portas a alunos do Secundário.

Eventos
16 Abril 2019

O grupo de intérpretes do Politécnico do Porto realiza um workshop sobre Língua Gestual Portuguesa no dia 24 de abril. Evento decorre às 14h30, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Eventos
22 Abril 2019

A 24 de abril, a instituição de ensino superior no coração do Alentejo abre a portas das suas diferentes escolas aos alunos do secundário que estejam a decidir o seu caminho académico.