21 885 47 30 | geral@forum.pt

Iniciação à robótica, Teatro, Escrita Criativa, Jogos de matemática, Rádio na Escola, Parceria com Universidade do Porto e workshops para os pais são algumas das medidas.

Combater o insucesso escolar e simultaneamente criar condições para uma maior e melhor aprendizagem é o objectivo do município de Penafiel que através do pelouro da educação está avançar de forma conjugada com medidas inovadoras.  O plano de actuação está direcionado para milhares de alunos dos vários ciclos de ensino e cruza a informática, literatura e a matemática, privilegiando também jogos específicos e o envolvimento dos pais.

Com um investimento na ordem de 1 milhão de euros, o maior da região do Tâmega e Sousa, que será aplicado durante 3 anos, Penafiel escolheu áreas cirúrgicas de intervenção. A iniciação à programação e à robótica com um robot criado para o efeito vai ser disponibilizado a mais de 1400 alunos do 3º e 4º ano, fazendo com que todas as semanas os alunos possam programar, interagir e ver acontecer na prática os resultados da sua programação. Na área das Ciências, a estratégia passou por um protocolo de colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, permitindo que os mais novos possam ter contacto com experiencias reais, partindo para a descoberta com base na experimentação, sendo esta componente direccionada para os alunos do 3º e 4º ano.

Em Penafiel, o acesso à cultura está presente em muitas das decisões do município e numa cidade que ostenta a Escritaria, achou por bem o pelouro da educação, instituir módulos de escrita criativa, com Cidália Fernandes, autora Penafidelense que contribuirá desta forma para promover o gosto pela escrita e também pela leitura. 

A Matemática e o incentivo ao seu estudo passa pela criação de jogos como a Rota dos Números, complementando-se ainda o raciocínio lógico e estratégico com a implementação na escola do Xadrez, um jogo com centenas de anos e que continua a apaixonar milhões de pessoas em todo o mundo. As artes performativas através do teatro que muito contribuem para o desenvolvimento interpessoal dos jovens, será outra das áreas em destaque no âmbito do plano de combate ao insucesso escolar. A Rádio chega em setembro à escola e com ela, todo um admirável “mundo novo” de descoberta e partilha pela voz e pela música.

penafiel 2

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, ”o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em Penafiel, é composto por atividades e planos de ação muito variados que no seu conjunto vão certamente mobilizar os alunos e potenciar, em muitos casos, a descoberta de áreas de conhecimento com as quais mais se identificam. A grande diferença do plano a executar em Penafiel é o facto de termos tido a capacidade de escolher diversos projetos diferentes que cobrem várias áreas de saber e com isso ajudar e preparar os alunos para estarem atentos a novos caminhos e descobertas". 

Com uma equipa multidisciplinar composta por 2 psicólogos, 1 técnico ciências da educação e 1 assistente social, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Penafiel terá um acompanhamento permanente.

Pub Lisboa Games Week
Pub ENEGI2019
Pub Megafinalistas
Últimas - Eventos
Eventos
20 Setembro 2019

No dia 20 de setembro, decorre no IPCA a cerimónia de lançamento das Cabi/U-Bike, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.

Eventos
20 Setembro 2019

Summer Innovation Campus volta pelo segundo ano consecutivo a mostrar às empresas o que se faz na universidade.

Eventos
19 Setembro 2019

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para receber dois dos eventos mais marcantes do seu calendário anual, que assinalam respetivamente o fim e o início de mais um ciclo no Ensino Superior.