21 885 47 30 | geral@forum.pt

ºAndré Monteiro, Alexandre Confraria, Tiago Teixeira e João Lisboa, estudantes do Politécnico de Leiria, conquistaram o pódio da 4.ª edição do concurso Secthon, da Multicert, em Lisboa.

Jéssica Ferreira, Mykyta Zhygulskyy, Pedro Crespo e Diogo Ribeiro alcançaram a terceira posição do concurso. O Secthon é uma iniciativa anual da Multicert, em parceria com instituições de ensino, destinada a estudantes do ensino superior, de todos os ciclos de estudos, interessados na temática da cibersegurança, e que distingue as competências no âmbito da segurança digital. 

«Nesta competição as equipas tentam resolver problemas na área da segurança informática, num período de tempo limitado, em contexto de laboratório, desenhado para o efeito, e inclui desafios do tipo “Capture the Flag” (CTF), testes de penetração e ethical hacking», explica Miguel Frade, docente do departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e mentor das duas equipas do Politécnico de Leiria. «Os participantes têm a possibilidade de potenciar o trabalho em equipa, e de contactar diretamente com empresas da área da segurança informática».

As duas equipas do Politécnico de Leiria, com quatro participantes cada, integraram seis estudantes do mestrado em Cibersegurança e Informática Forense, um estudante e um licenciado em Engenharia Informática da ESTG. O concurso teve a duração de sete horas e contou com vários desafios de diversos níveis de dificuldade. As duas equipas do Politécnico de Leiria obtiveram pontuação na maioria dos desafios, tendo superado as equipas concorrentes.

«Os nossos estudantes tiveram uma prestação exemplar e aproveitaram para aplicar muitos dos conhecimentos que adquiriram nas unidades curriculares dos cursos de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense, e na licenciatura em Engenharia Informática», destaca Miguel Frade. Nesta edição, que decorreu na Câmara do Comércio em Lisboa, participaram 20 equipas, oriundas de várias instituições de ensino superior.

Pub Glion2
Pub FINDE_U
Pub Megafinalistas
Últimas - Estudantes
Estudantes
23 Outubro 2019

Os dez estudantes vão integrar um programa que inclui formação em Shenzhen e visita cultural a Pequim. Vencedores têm formação nas áreas de Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações e vêm de diversas instituições portuguesas de ensino.

Estudantes
22 Outubro 2019

Marisa Ribeirinho, estudante de doutoramento na UTAD, e Daniel Couto, mestre em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, foram selecionados para a final do Venture Cup - Campeonato Mundial Universitário de StartUps na Dinamarca.

Estudantes
16 Outubro 2019

O EEDAA terá lugar nos dias 11 e 12 de novembro na Universidade de Évora – Pólo da Mitra. Inscrições até 25 de outubro.