Descrever as atividades desenvolvidas, colocando o número participantes, de forma a ganhar pontos e desbloquear temáticas e desafios. É esta dinâmica base da plataforma online anunciada hoje pelo Movimento Transformers e lançada em parceria com a Associação Impact Academy.

O objetivo, explica o Movimento Transformers, passa por "apoiar e incentivar o associativismo juvenil nas escolas portuguesas, ajudando a criar e a gerir uma associação de estudantes". Para tal, a plataforma aposta numa dinãmica de gaming, que permite a cada Associação de Estudantes desbloquear níveis e trabalhar determinadas soft-skills.

Através da platforma, explica a mesma fonte, os alunos e alunas "terão também acesso a diferentes contactos e vantagens de possíveis parceiros, de nível para nível". Tal como uma rede social, será possível "ver tudo o que as outras AE’s parceiras estão a organizar e entrar em contacto umas com as outras para criar parcerias, inspirarem-se ou tirarem dúvidas".

 


Vídeo promocional do AElead

 

“Esta plataforma tem como objetivo construir associações de estudantes e juvenis com propósito e que trabalhem em rede, ao mesmo tempo que se potenciam as competências dos dirigentes associativos para que sejam os exemplos dentro das suas comunidades”, explica a CEO do Movimento Transformers, Inês Alexandre, destacando que o objetivo passa também por aumentar os níveis de participação dos jovens no espaço cívico e associativo.

O AElead, que contempla três fases principais, todas elas com o suporte da plataforma: a “inspiração” (com um roadshow e um hackathon “Cria a tua AE”), a “capacitação” (com um bootcamp, vários workshops e sessões de mentoria); e, por fim, a “celebração” (que termina com um encontro nacional de associações do AElead e com o Festival TNT, dinamizado pelos Transformers).

O Movimento Transformers tem como objetivo "combater o problema da falta de envolvimento cívico e social por pessoas em todo o mundo", pode ler-se no site do projeto. De acordo com a mesma fonte, o projeto já mobilizou 147 mil euros de investimento público e privado, mobilizando cerca de 270 mentores e de 2300 aprendizes.

Para saber mais sobre o Movimento Transformers, visita: https://movimentotransformers.org/