Entre 2022 e 2026, o programa "Ao teu lado" vai chegar às escolas portuguesas, com o objetivo de, lê-se no site do projeto, "preparar melhor as pessoas, através do desenvolvimento de competências de regulação emocional". O programa conta, para já, com mais de 100 escolas inscritas, num universo total superior a 42 mil estudantes e 2 mil famílias. 

O programa vai focar-se nos alunos do 3.º ciclo, que têm entre 12 e 15 anos, envolvendo igualmente cerca de 800 professores. A iniciativa parte da Zurich Portugal, da EPIS - Empresários Pela Inclusão Social e da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo - Comportamental da Universidade de Coimbra. 

 

 

De acordo com a informação partilha no site do projeto, o programa vai incluir a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à "consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidades de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas". 

"Consciencializar as comunidades escolares para o bem-estar mental pode ser determinante para que crianças e jovens adquiram estilos de vida equilibrados", explica a diretora de Desenvolvimento, Talento e Responsabilidade Social da Zurich Portugal, Liliana Silva. "O projeto que agora se inicia vai desenvolver ações de prevenção e intervenção, apoiando as escolas numa necessidade há muito manifestada", acrescenta a presidente da EPIS, Leonor Beleza. 

Podes saber mais sobre o programa "Ao teu lado" aqui