Cerca de 1200 estudantes e professores, chegados de cerca de 400 escolas, marcam hoje presença na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Estes membros da comunidade educativa nacional têm em comum o seu envolvimento nos Clubes Ubuntu que se espalham por escolas de todo o país. O evento de hoje – o Encontro Nacional de Escolas Ubuntu – serve como “um grande momento de partilha de experiências, conquistas e de impacto, bem como de balanço de resultados alcançados”, avança a organização.

 

 

“O maior impacto que este programa tem nos alunos é fazê-los acreditar na mudança”, explicou uma das educadoras Ubuntu presente no evento, vinda da Escola Profissional de Comércio Externo, no Porto. Para outra das educadoras envolvidas no projeto, vinda do Agrupamento de Escolas Ovar Sul, os Clubes Ubuntu “tem tido um impacto transformador que faz a diferença”. Iniciativas como a formação ministrada com vários intervenientes da comunidade educativa, acrescentou, têm “reflexo na forma como se vive o ambiente escolar”. 

À equipa de reportagem presente no evento, uma das estudantes partilhou depois a sua experiência no projeto Ubuntu. “No início estava com medo de me abrir, mas foi uma surpresa incrível, tenho adorado participar”, contou Maria Pedro, antes de completar: “Agora, só queria que toda a gente pudesse perceber isso”. “Perceber que não estou sozinha ajudou-me a compreender melhor a pessoa que sou e o que quero ser”, reforçou.

 

 

Ao serviço da comunidade

“Este encontro vai procurar celebrar o presente e esperançar o futuro”, explicou uma das coordenadoras das Escolas Ubuntu, Maria Guerra, durante a cerimónia de boas-vindas ao evento. Tornar os estudantes agentes de mudança ao serviço da comunidade que “ajudem a construir sociedades mais inclusivas, justas e solidárias” é uma das ideias-chave do projeto de capacitação Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu, a iniciativa do Instituto Padre António Vieira (IPAV) que visa desenvolver e promover as competências pessoais, sociais e cívicas dos educadores e alunos participantes. 

 


"Ser Ubuntu é estar na primeira linha na construção de um mundo melhor"
Rui Marques, Diretor do Instituto Padre António Vieira

 

 A Academia de Líderes Ubuntu conta com a participação de estudantes do ensino básico, secundário e profissional e é desenvolvida a partir do modelo de liderança servidora, tendo como inspiração figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala Yousafzai. Por essa razão, o programa inclui um enfoque especial nas capacidades para a liderança ao serviço das comunidades, desde logo, da comunidade educativa. Esta é a quarta edição do encontro nacional desta comunidade, sendo que, em 2023, o tema central é "Esperançar: Um Olhar Ubuntu". 

Outro dos apresentadores da sessão de abertura, José Pedro Cobra, detalhou alguns dos pontos altos do programa que, durante a tarde, vão refletir sobre o impacto das Escolas Ubuntu nas escolas, incluindo um momento de trocas de experiências e a atribuição de um título de membro honoris causa do projeto Ubuntu. Ao longo da tarde, vamos trazer-te todas as novidades do evento, com vários momentos de reportagem em forum.pt!